BLOG ESTÚDIO KI

Tudo sobre produção de vídeo

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no tumblr
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no tumblr
Tumblr

Como Gravar Vídeo Aula

O que é uma vídeo aula?

Uma vídeo aula nada mais é do que uma aula gravada e disponibilizada ao público em formato de vídeo. Apesar dos seus diversos formatos, vamos falar nesse artigo apenas das que necessitam de captação de imagens com câmeras profissionais. Assim, vamos falar das vídeo aulas gravadas em estúdio, na sua empresa, ou da gravação de apresentações de slides de Power Point feitas por “especialistas” diretamente da tela do computador.

Para que serve uma vídeo aula no mundo corporativo?

Vídeo aulas podem fazer parte da estratégia de marketing da sua empresa, pois são capazes de mostrar ao seu público alvo toda a sua infraestrutura de produção e atendimento, bem como mostrar o seu conhecimento a respeito do mercado em que atua.

Outra finalidade das vídeos aula é otimizar os treinamentos internos de colaboradores. Esse tipo de vídeo aula, geralmente necessita mostrar atividades práticas ou procedimentos que só podem ser realizados internamente à empresa.

Como Gravar Uma Vídeo Aula?

Numa época em que celulares apresentam recursos tecnológicos de gravação de vídeo bastante avançados, gravar uma vídeo aula parece ser uma coisa bastante simples. Isso porquê, ao assistir uma vídeo aula pronta, a grande maioria das pessoas não tem ideia de toda a pré-produção necessária para que ela tenha sido gravada.

Assim sendo, você deve contratar uma produtora de vídeo profissional para assessorar sua empresa na gestão e execução de todos os processos, desde a elaboração do briefing até a disponibilização da vídeo aula ao mercado.

Definição do conteúdo

Atualmente, é possível encontrar na internet além de plataformas de Ensino À Distância (EAD), vídeo aulas sobre culinária, mecânica automotiva, música, disciplinas escolares, maquiagem, etc. Em síntese, as possibilidade de se ensinar através da internet são quase infinitas!

Muito provavelmente, antes de querer gravar a sua vídeo aula, você também já tenha em mente o tema que vai abordar. Assim, a primeira coisa que você precisa fazer antes de contatar a produtora de vídeo, é definir a quantidade e a duração das vídeo aulas, bem como a maneira como serão apresentadas.

Só para exemplificar, um “tutorial de instalação de um moden wifi residencial” pode ser mostrado em única vídeo aula.

Já conteúdos mais complexos, como por exemplo, “matemática para o ensino fundamental”, são necessários vários módulos, contendo várias vídeo aulas a fim de contemplar todo o conteúdo.

Importante: Aulas muito extensas são cansativas e, certamente desestimulam o aluno a assistir ao restante do conteúdo. O ideal é que o conteúdo seja dividido em aulas de no máximo 1 (uma) hora.

Briefing

Definidos o número de vídeo aulas, e sua duração, você já pode partir para a elaboração do briefing, que nada mais é do que um documento escrito, detalhando todo o projeto.

No briefing de um projeto de vídeo aula devem constar informações como:

  • Número total de vídeo aulas finalizadas
  • Tempo de duração de cada vídeo aula
  • Local da(s) gravação(ões);
  • Quem apresentará o conteúdo: você, um especialista ou um ator contratado?
  • Será necessário contratar outros profissionais, tais como maquiador, figurinista, cenógrafo, locutor, etc.?
  • Quem irá elaborar o roteiro: você, um roteirista profissional ou a produtora?
  • Quantas câmeras serão usadas?
  • Quantos microfones serão necessários?
  • O apresentador/ instrutor usará teleptompter?
  • Haverá locação de esquipamento de iluminação?
  • Será gravado algum conteúdo em slides diretamente da tela do computador?
  • Há necessidade de algum tipo de mobília/ equipamento auxiliar (lousa, televisão, mesa/ cadeira, etc)?

O briefing deve ser enviado à produtora, discutido e revisado com a sua equipe de criação. Dessa forma, será possível providenciar tudo o que for necessário à captação das imagens. Além disso, é a partir do briefing que se desenvolverá o processo de gravação, edição e finalização da sua vídeo aula de maneira deixá-la como você deseja.

Roteiro

O roteiro é a forma escrita de como as cenas serão apresentadas no vídeo. Portanto, quanto mais detalhado o roteiro, melhor.

Um bom roteiro é o primeiro passo para uma vídeo aula de qualidade, pois todos os trabalhos de produção, captação, edição e finalização da sua vídeo aula se basearão nesse roteiro.

Devido à importância do roteiro, e à dificuldade na sua elaboração, é recomendável a elaboração do roteiro seja feita por um profissional. A produtora poderá fornecer esse profissional, ou indicar algum de sua confiança.

Produção

Com o roteiro pronto, inicia-se o trabalho do produtor, que consiste basicamente em realizar a logística da gravação da(s) sua(s) vídeo aula(s).

Aqui, quando dizemos “realizar a logística”, estamos dizendo planejar e providenciar todos os itens necessários (estúdio, câmeras, iluminação, atores, objetos de cena, etc), bem como organizar os processo para que a gravação da vídeo aula aconteça sem intercorrências, de forma a entregar o trabalho no prazo combinado, da maneira que você deseja.

Captação das imagens

Local de gravação

Como dito anteriormente, apesar dos diversos formatos possíveis de uma vídeo aula, vamos falar aqui apenas das que necessitam ter imagens captadas com câmera profissional. A primeira modalidade a ser abordada será a vídeo aula gravada em estúdio.

Vídeo aula gravada em estúdio
o eSTÚDIO

De certa forma, pode-se dizer que a gravação de uma vídeo aula em estúdio é “mais fácil” do que uma vídeo aula gravada na sua empresa, visto que o estúdio é um local planejado para tal finalidade.

Para gravar a sua vídeo aula em estúdio, primeiro será necessário informar a(s) data(s) e o período (manhã, tarde ou noite) que deseja gravá-la à produtora , e esta cuidará da reserva do estúdio.

Muitas produtoras têm estúdio próprio, no entanto, devido às demandas, nem sempre o estúdio está disponível na data que você deseja. Já produtoras como a Estúdio Ki têm parcerias com estúdios espalhados pela cidade, o que garante uma variedade de datas disponíveis, além da possibilidade de gravar sua vídeo aula em um local próximo a você.

A locação do estúdio é feita por horas. Assim, a produtora fará a reserva de acordo com o tempo total necessário para gravar o material. A título de informação, o total de horas de gravação é diferente do total de horas de material finalizado. Só pra exemplificar, para uma hora de vídeo aula finalizada, são necessárias no mínimo 3 horas de locação de estúdio.

operador de câmera + equipamentos

Para a captação das imagens um ou mais operadores de câmera podem ser utilizados, de acordo com o descrito no briefing.

Geralmente, os operadores de câmera que atuam nas produtoras de vídeo são profissionais autônomos, contratados especificamente para os tipos de trabalho em que são especializados. Assim sendo, a maioria tem seu próprio equipamento de captação de imagens, iluminação e captação de áudio.

Dessa forma, ao serem contratados para um trabalho, podem disponibilizar seus equipamentos para a produtora, cobrando pela utilização do “pacote” operador + equipamentos.

O trabalho do operador de câmera é remunerado por dia de gravação. Assim, independente se a captação durar 3 (três) horas ou 8 (oito) horas, será cobrado uma diária. Por isso, o planejamento das gravações deve ser realizado de forma a otimizar a utilização dos recursos contratados. 

Iluminação

Em relação à iluminação, os estúdios costumam locar o espaço já com os equipamentos inclusos. Cabe à equipe de gravação da produtora, apenas fazer medições de luminosidade e montar os equipamentos de acordo com a necessidade. Para isso, deverão chegar ao estúdio antes do horário programado para a gravação, de forma que, ao iniciar o trabalho, tudo esteja pronto.

Se por acaso o estúdio não disponibilizar os equipamentos de iluminação, a produtora poderá disponibilizar o seu próprio equipamento cobrando uma taxa pela utilização, locá-los no próprio estúdio ou empresa especializada, ou ainda solicitar aos operadores de câmera que disponibilizem os seus para a gravação. Nesse último caso, o valor é cobrado dentro da diária do “pacote” operador + equipamentos.

microfones

A captação do áudio de uma vídeo aula geralmente é realizada com microfone de lapela sem fio e faz parte da captação das imagens. Por isso,  ao contratar o conjunto o operador de câmera + equipamentos, o microfone também está incluso na(s) diária(s) contratadas.

Entretanto, caso o projeto exija a locação de outros modelos de microfone, tipo de pedestal, de mesa, ou até mesmo o microfone do tipo “boom”, a produtora irá providenciar e incluir no orçamento.

fundo chroma key

Os estúdios profissionais contam sempre com o fundo chroma-key, que serve para possibilitar a edição das imagens digitalmente, seja numa janela específica, ou em todo o cenário, caso este seja todo da cor do fundo.

O fundo chroma-key, apesar de ser conhecido como “fundo verde”, pode também se apresentar também nas cores vermelha ou azul. Vermelho, verde e azul são as 3 cores primárias do sistema RGB (Red, green, blue).

O chroma-key verde é o mais utilizado atualmente, pelo fato de ser uma cor dificilmente encontrada em roupas, acessórios e objetos de cena. Além disso, a sua tonalidade tem grande capacidade de absorção do brilho extra, o que ajuda a controlar a luminosidade e facilita o processo de pós-produção.

Já o Chroma Key azul geralmente é utilizado em ambientes menores. Isso se deve ao fato de que ao ser iluminada, a cor do fundo reflete no ator ou nos objetos de cena, e de certa forma, um “reflexo” azul é melhor do que um “reflexo” verde. No caso da utilização do fundo azul, deve-se atentar às cores dos objetos de cena e do figurino. Camisas, calças jeans e objetos de cena em tons de azul poderão causar problemas no momento da edição.

Por último temos o chroma key vermelho. Este, dificilmente é utilizado quando há pessoas em cena, devido principalmente à existência de tons avermelhados na pele humana. Assim, o fundo vermelho, pode ser considerado como sendo uma alternativa aos outros fundos quando existem em cena objetos ou figurino azuis e verdes.

Vídeo aula gravada na sua empresa

Como dito no início deste artigo, pode ser que seja necessário gravar a sua vídeo aula dentro da sua própria empresa. Nesses casos, os processos anteriores à gravação da vídeo aula propriamente dita, são os mesmos daqueles para a gravação em estúdio: definição do tema, briefing, roteiro, e produção. A diferença está apenas na preparação do local para a captação das imagens. 

O local

Gravações realizadas dentro da sua empresa, obviamente não terão o custo de locação do estúdio, no entanto, por não ser um ambiente planejado para gravação de vídeos, outros custos poderão surgir.

operador de câmera + equipamentos

A contratação do pacote operador + equipamentos não sofre influência do local de gravação. Sua contratação se dá da mesma forma que para gravações em estúdio, ou seja, por dia de gravação. No(s) dia(s) solicitado(s), a produtora envia à sua empresa a equipe de profissionais que farão a captação das imagens.

iluminação

Para as gravações realizadas na sua empresa será necessário que  equipamentos de iluminação sejam providenciados à parte. Geralmente, nesses casos a produtora ou equipe de captação de imagens disponibilizam o próprio equipamento para a gravação, cobrando pela sua utilização

Para a montagem dos equipamentos, a equipe da produtora deverá chegar antes do horário programado ao local, afim de analisar o ambiente, medir a luminosidade e montar os equipamentos de captação e iluminação, de forma a proporcionar o melhor resultado para o sua vídeo aula.

Uma cena mal iluminada, além de passar a impressão de falta de conhecimento e cuidado técnico com a gravação, pode estragar a experiência de visualização de seus usuários e impactar muito negativamente sua estratégia de comunicação.

Microfones

Da mesma forma que ocorre em estúdio, o microfone mais utilizado para a captação do áudio de uma vídeo aula é o de lapela, e faz parte do processo de captação das imagens, Assim, o operador de câmera, ao ser contratado, disponibiliza o seu próprio equipamento para a captação do áudio da vídeo aula.

Caso no briefing esteja descrita a necessidade de locação de outros tipos de microfone, a produtora irá providenciá-los e disponibilizá-los na sua empresa para a gravação, e incluir o valor das diárias no orçamento.

fundo chroma key

Caso o cliente deseje que o “cenário” da gravação seja uma imagem digital ao invés do cenário local, deverá comunicar à produtora a necessidade de instalação do fundo “chroma-key” portátil  no dia da gravação.

A utilização do chroma-key portátil também deverá ocorrer, caso o local da gravação seja “pequeno”, pois como já mencionado, ao ser iluminado, o fundo reflete sua cor nas pessoas e objetos de cena, podendo causar um efeito indesejado nas imagens captadas.

A escolha da cor do chroma-key deverá ser feita baseada nos critérios mencionados acima.

Apresentação de Power Point com apresentador gravada da tela do computador.

Esse modelo de vídeo aula pode ser realizado em em estúdio, na sua empresa ou em qualquer lugar.

Os procedimentos anteriores à gravação da vídeo aula propriamente dita, também são os mesmos daqueles para a gravação em estúdio: definição do tema, briefing, roteiro, e produção.

A diferença aqui é que o conteúdo principal são os slides que estão sendo apresentados na tela do computador, e, dessa forma, ficarão em evidência na tela, enquanto o apresentador ficará restrito a um canto da mesma na maior parte do tempo.

Para a gravação da apresentação de slides na tela, o computador deve ter instalado um dos diversos softwares específicos para essa função disponíveis no mercado.

Em relação a captação das imagens do apresentador, embora possam ser feitas com a própria câmera do notebook ou com um celular, por uma questão de credibilidade e valorização da marca da empresa, devem ser feitas com equipamento profissional.

Se a vídeo aula for gravada em estúdio, a captação das imagens do apresentador segue a rotina da captação de vídeo aula em estúdio. Se a vídeo aula for gravada na sua empresa, a captação das imagens segue a rotina da captação de vídeo aula na sua empresa.

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no tumblr
Tumblr
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no tumblr
quanto custa uma vídeo aula
Vídeo Aula
Produtora de Vídeo Estúdio Ki
Quanto custa uma vídeo aula?

Veja nesse artigo quanto custa uma vídeo aula e veja como os valores podem variar dependendo da qualidade que você deseja.