BLOG ESTÚDIO KI

Tudo sobre produção de vídeo

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no tumblr
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no tumblr
Tumblr

Como contratar produtora de vídeo? 7 dicas importantes!

Contratar uma produtora de vídeo, como proceder?

Para saber como contratar uma produtora de vídeo, primeiramente deve-se entender  os motivos que o levam à contratação de uma produtora de vídeo.

Em primeiro lugar está o fato de que cada vez mais, as pessoas têm buscado otimizar o uso do próprio tempo. Como consequência, elas têm buscado entretenimento, informações, capacitação e aprendizado através de conteúdos rápidos, dinâmicos e de fácil entendimento disponibilizados na internet.

Como os conteúdos em vídeos atendem a esses requisitos, seu consumo, principalmente online, vêm crescendo consideravelmente nos últimos tempos, tornando-se uma tendência para o futuro.

Por outro lado, temos visto cada vez mais pessoas comuns produzindo conteúdos em vídeo e comercializando no formato C2C (consumidor para consumidor) em plataformas especializadas.

Ao mesmo tempo, no âmbito corporativo a utilização de vídeos em apresentações institucionais, comerciais, comunicação interna, publicidade e marketing digital vem aumentando constantemente.

Em contrapartida a esse aumento constante da demanda por vídeos, existe uma quantidade enorme de produtoras com disposição a atendê-la.

Saber contratar produtora de vídeo é fundamental

Por isso, se você deseja ter um vídeo profissional, é extremamente importante tomar a decisão acertada na hora de contratar produtora de vídeo.

Posso contratar um “vídeomaker freelancer” profissional ao invés de contratar produtora de vídeo?

Quando surge a necessidade de se produzir um vídeo, logo aparece a dúvida: 

“Preciso mesmo de uma produtora de vídeo? Será que um vídeomaker freelancer  não daria conta de fazer o trabalho e entregar o tipo de conteúdo que eu preciso, exatamente da maneira como eu imagino?” 

Muitas vezes a resposta é simples e clara, outras nem tanto. Para ilustrar essa situação, primeiro vamos usar como por exemplo a seguinte situação: 

Uma pessoa gravou um vídeo com o próprio celular, a fim de publicar nas redes sociais. No entanto, essa pessoa deseja editar e colocar algumas legendas no vídeo antes de publicá-lo. Essa pessoa poderá contratar um videomaker freelancer ou deverá contratar produtora de vídeo para executar o serviço?

Nesse caso, um profissional freelancer com algum conhecimento em edição, provavelmente será capaz de realizar o trabalho.

Agora imagine uma segunda situação onde um cliente deseja produzir um vídeo profissional com o intuito de promover a sua marca no mercado.

Tendo em vista todo o valor agregado a essa “marca”, o trabalho de criação e produção desse vídeo torna-se bem mais complexo, pois qualquer erro na estratégia utilizada pode ser fatal para o negócio.

Dessa forma, é extremamente recomendável contratar produtora de vídeo para o planejamento e execução do projeto.

Mas o que define a complexidade de um vídeo, que torna necessária a contratação de uma produtora?

Cada tipo de vídeo tem a sua complexidade, mas tomando como exemplo a produção do vídeo mencionado acima, a complexidade do trabalho está em:

  • Realizar a captação de imagens em alta definição no local ou em um estúdio profissional, ou ainda, adquirir imagens de um banco de imagens profissional,
  • Realizar trabalho de edição de imagens e finalização do vídeo, criando de fato, a solução para a necessidade do cliente 
  • Criar e inserir uma vinheta na abertura e no encerramento do vídeo,
  • Escolher uma trilha sonora adequada e inserir no vídeo,
  • Fazer o trabalho de marketing digital e,
  • Ajudar na distribuição do conteúdo em sites e plataformas apropriadas.  

Quais os passos para se contratar produtora de vídeo?

É muito comum, mesmo no mundo corporativo, ouvirmos frases como “vou pedir pro meu amigo fazer, ele cobra baratinho” ou “acho que eu mesmo consigo”.

Esse tipo de situação demonstra claramente que em plena era digital, ainda existem clientes que não se deram conta da importância da própria imagem.

Outra conclusão que se pode tirar desse tipo de situação é que, quando se trata de vídeos, embora exista uma alta demanda pelo mercado, algumas empresas não entenderam como eles podem contribuir com os seus resultados.

Obviamente que, quando se trata de um vídeo pessoal para ser postado em redes sociais, não há nenhum problema em ser feito de forma amadora. 

No entanto, como já mostrado acima, quando se trata de um vídeo onde a imagem de uma pessoa, de um negócio, ou de um produto está em jogo, “o buraco é mais embaixo”.

Sem uma estratégia adequada, e sem os recursos humanos e tecnológicos mínimos necessários, é praticamente impossível entregar um produto final de qualidade, que expresse de forma clara e objetiva os valores que essa marca ou produto representam.

Pensando nisso, para que você possa fazer a melhor escolha na hora de contratar produtora de vídeos que produzirá seus vídeos e te ajudará alcançar seus objetivos, abaixo seguem listados os pontos principais que devem ser observados na hora da contratação:

# 1 – Conheça o portfólio das produtoras de vídeo

Sendo o portfólio uma espécie de vitrine da produtora, certamente os vídeos lá disponibilizados podem ser considerados os melhores trabalhos já realizados por ela.

Assim, assista aos vídeos, avalie a sua qualidade e se são feitos de maneira criativa. Se nenhum vídeo chamar te emocionar ou chamar sua atenção, certamente essa não será a produtora de vídeo que irá conseguir te atender;

# 2 – Procure saber quais são os maiores e melhores clientes atendidos pela produtora de vídeo

Os clientes de uma produtora podem ser um bom indicativo se ela poderá atender à sua necessidade. 

Dessa forma, verifique em primeiro lugar se dentre os clientes da produtora existem marcas conhecidas.

Em seguida verifique dentre essas marcas conhecidas, se existe alguma que atua no mesmo nicho que o seu.

Por último, verifique se entre os clientes que atuam no mesmo nicho que o seu, se a produtora já realizou algum trabalho parecido com o que você deseja.

# 3 – Não tenha como fator decisivo para a contratação, única e exclusivamente o preço

Num tempo em que manter os custos baixos é primordial para manter a competitividade de qualquer empresa, obviamente o preço de um produto ou serviço contratado é importante, principalmente naquelas onde existe um orçamento limitado para as ações de marketing.

Mas levando-se em conta que um vídeo bem produzido poderá trazer um retorno financeiro maior para você ou para seu negócio, compensando inclusive o dinheiro que foi aplicado, contrate a produtora que você gostou e que atende as suas expectativas, mesmo que o valor cobrado seja um pouco maior.

Outra dica: Tente negociar e verificar condições de pagamento – só não deixe de contratar um serviço de qualidade!

# 4 – Verifique a qualidade dos profissionais e dos equipamentos utilizados

Para contratar uma produtora de vídeo, se atente primeiramente à qualidade dos profissionais que fazem parte da equipe da produtora. Procure saber onde já trabalharam e quais trabalhos já realizaram. 

Outra coisa que deve ser observada é a qualidade dos equipamentos utilizados pela produtora para a realização dos trabalhos, principalmente em uma época em que a maioria das pessoas leigas acha que um bom celular resolve tudo.

O recurso mínimo necessário é um equipamento que filme em HD, que garante imagens em alta definição.

Lembre-se: Quanto melhores forem os profissionais e os equipamentos, melhor poderá ser o resultado obtido ao final do trabalho.

# 5 – Busque por produtoras de vídeos criativas e que tenham paixão por contar histórias

Como já mencionado, quanto mais popular se torna o “mercado dos vídeos”, maior o número de “produtoras de vídeo dispostas a atuarem nesse mercado.

No entanto, muitas dessas produtoras fazem seus vídeos utilizando roteiros padronizados e materiais prontos adquiridos de sites especializados, resultando em vídeos sempre parecidos, com ilustrações semelhantes, movimentos sem nenhuma complexidade e transições pobres.

Assim, se você deseja contratar produtora de vídeo profissional, de prioridade àquelas que tenham em seu repertório vídeos personalizados, criativos e que passam emoção ao serem assistidos.

# 6 – Dê prioridade à produtora de vídeo que esteja interessada em personalizar o seu projeto

Um vídeo não deve ser encarado pela produtora como uma simples vontade do cliente, mas sim como uma poderosa ferramenta de comunicação entre o cliente e seu público-alvo. Por isso, deve representar fielmente “a entidade” cliente, bem como deve atender às suas necessidades específicas.

Assim, cumpridas as verificações anteriores, envie o “briefing” do seu projeto para a produtora – briefing é, a grosso modo, um informativo bastante detalhado sobre qual o seu problema que necessita a solução da produtora. 

Envie também links contendo vídeos que sirvam como referência do tipo de trabalho que você gostaria de receber, citando o que, na sua opinião, foi impactante ao ponto de te fazer citá-lo como referência.

Em seguida, converse com o responsável pelo planejamento e execução do seu projeto e tenha certeza de que ele esteja vendo o problema da mesma ótica que você, para que a solução proposta inicialmente seja o mais próximo possível do que você deseja. 

Importante: No briefing coloque a necessidade que você tem, não a solução que você espera. Deixe que a equipe de criação da produtora te surpreenda!

Nesse sentido, de preferência para contratar produtora de vídeo que esteja disposta a oferecer um projeto customizado, com o intuito de atender especificamente às suas necessidades, e que preste uma consultoria durante todo o processo, definindo junto aos seus profissionais os rumos que o projeto deverá seguir, bem como os resultados que poderão ser esperados, incluindo sua disponibilização ao mercado ou para uso interno do negócio. 

#7 – Compare propostas

Sendo a produção de vídeo um serviço como outro qualquer, é fundamental ter pelo menos 3 propostas diferentes para a realização do serviço. Assim, será possível comparar os serviços que serão prestados, os serviços agregados à produção do vídeo em si, e obviamente o valor de cada proposta.

Não se deve esquecer dos prazos! Avalie os prazos fornecidos em cada uma das propostas e veja qual se encaixa na sua necessidade.

Você já pode contratar produtora de vídeo que gostou para realizar seu projeto e produzir seu vídeo!

Se você chegou até aqui, é sinal que já cumpriu todas as etapas anteriores para definir qual a produtora que melhor atenderá suas expectativas e trará seu projeto à realidade.

Boa sorte e muito sucesso nessa empreitada!

Conheça o canal da produtora de vídeo Estúdio Ki no Youtube

 

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no tumblr
Tumblr
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no tumblr
Como fazer um orçamento de vídeo
Produtora de vídeo
Produtora de Vídeo Estúdio Ki
Como fazer um orçamento de vídeo?

Como fazer um orçamento de vídeo? Nesse artigo a produtora de vídeo Estúdio Ki te explica como fazer um orçamento de vídeo preciso para suas necessidades.